domingo, 6 de abril de 2008

[Acervo de Colunas] Primeiras impressões de Melbourne

Coluna do Gucesar: Primeiras impressões de Melbourne
Fórum Tabelando - 02/04/2007 - 14:51

Depois de acompanhar com uma grande atenção (Tirando as voltas finais) o GP da Austrália e dias pensando, chego a coluna deste mês.

A primeira impressão é que a Ferrari construiu o melhor carro, mas o motor sofre de um mal crônico. E isto tudo se originou antes do GP da China de 2006: Para adequar o 056 ao limite de peso e pensando no congelamento de motores até 2010, a Ferrari modificou o motor para adequa-lo. Com certeza, eles erraram a mão: Neste mesmo GP, o motor de Felipe Massa falhou e ele foi obrigado a troca-lo. No Japão, foi diagnosticado na sexta-feira que o motor do carro do Schumacher que algumas válvulas estavam ficando mais gastas, que poderia ocorrer uma explosão. Vimos no que deu. No GP Brasil, a bomba de combustível quebrou, o obrigando a largar de 10º. No GP da Austrália, o câmbio de Felipe Massa quebrou, mas o própio admitiu que o motor já havia apresentado problemas, sendo necessária a troca. (Eu li isso em algum lugar, mas não lembro onde). Agora na Malásia é possível de que o motor do carro de Kimi Räikkönen seja trocado.

A segunda é que certos aspectos do regulamento precisam ser revistos urgentemente, com essa de que o trocar o motor da classificação para a corrida acarreta na perca de 10 posições. Felipe Massa, antes de começar o GP da Austrália, falou que trocaram o motor já pensando no GP da Malásia, já que o motor que ele tinha teria de ser usado lá, que é reconhecidamente um dos circuitos onde se têm maiores chances do motor quebrar.


Lewis Hamilton voando após beslicar a zebra e a grama
Fonte: Motorsport.com: Photos Channel


O bom desempenho da Williams impressionou, mas nas mãos de Nico Rosberg, já que Wurz fazia uma corrida normal, sofrendo com a falta de ritmo de corrida, até sofrer uma tentativa suicida de ultrapassagem de David Coulthard. Espera-se mais de Rosberg, já que ano passado o fraco FW28 o fez marcar 4 pontos, a despeito da brilhante corrida no Bahrein. Dos 2 estreantes mais observados da corrida (Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen), Hamilton impressionou positivamente e Kova negativamente: Enqüanto o inglês da McLaren conseguiu logo um pódio, Heikki cometeu inúmeros erros, provavelmente devido a falta de ritmo de corrida. Isso rendeu críticas públicas de Flavio Briatore, seu criador.

Já o GP acabou sendo chato, mas já tenho boas notícias: É bem capaz que chova na Malásia.

Até a próxima, pessoal!

Nenhum comentário: