domingo, 6 de abril de 2008

[Acervo de Colunas] Os "esquemas" Renault, BMW e Red Bull

Coluna do Gucesar: Os "esquemas" Renault, BMW e Red Bull
Fórum Tabelando - 01/02/2007 - 20:22

Chego a 4ª edição falando de uma coisa que com certeza garantirá vida longa as 3 equipes citadas no texto: Um esquema. Grande.

Primeiramente, não é o esquema que os jornailstas oportunistas de plantão falam da Ferrari com a Bridgestone. Se fala dos esquemas das categorias de base da Renault, BMW e Red Bull. Com eles, elas não precisam gastar dinheiro ou mesmo procurar pilotos pagantes, garantindo uma sobrevivência na F-1. A Red Bull, para se concentrar no time A, criou uma filial sua: A Toro Rosso, que mandará os jovens pilotos patrocinados pela marca para se habiutarem na Fórmula 1 enqüanto a Red Bull mesmo têm pilotos competentes, com David Coulthard.


Lucas Di Grassi, piloto brasileiro do progama de desenvolvimento de pilotos da Renault

O progama mais eficaz é o da Renault: A montadora francesa passa a gerenciar a carreira do piloto, o mandando para uma categoria de base, de prefêrencia uma com a Renault envolvida (GP2, World Series, F-Renault). O da BMW acaba por ter um fator insólito: Os pilotos das F-BMW espalhadas no mundo (4), disputam uma final e o melhor ganha um dia de testes com a equipe da BMW na F-1. Vai que não se descobre um futuro campeão mundial? E além disso, ela resgasta pilotos alemães que pareciam estar destinados a sair da F-1, como Timo Glock. O da Red Bull são os pilotos patrocinados pela marca. Isso acaba gerando um benefício para as equipes que os contratam: Na GP2, a equipe que contar com um piloto Red Bull ganha o patrocínio da marca. Por esses "esquemas", elas com certeza terão vida longa na F-1.

F-1 World

Mais uma novidade: A partir dessa edição, a Coluna do Gucesar ganha o upgrade do F-1 World, o que ocorre na F-1.

- Felipe Massa já vem desapontando os que esperavam que ele fosse 2º piloto da Ferrari: Foi o 1º a testar o F2007, que, pelos pilotos, é melhor que o antigo 248F1. É impossível falar algo dos testes em Valencia, já que somente o GP da Austrália irá falar a verdade sobre os pilotos.

- Na época do lançamento dos novos carros, o carro que mais achei atrasado em aerdinâmica é a McLaren: Talvez pelo carro ser descendente dos carros Adrian Newey, seja díficil botar asinhas nele.

- E a Red Bull finalmente com um carro 100% Adrian Newey: Parece uma McLaren, mas veremos se evoluída ou não. Sei não, um chassi Adrian Newey com motor Renault é um par respeitável.

Até a próxima,

Gucesar

Nenhum comentário: