domingo, 6 de abril de 2008

[Acervo de Colunas] Grandes começos

Coluna do Gucesar: Grandes começos
Fórum Tabelando - 02/04/2008 - 15:11

Após um tempo fora, estou de volta. Dessa vez para falar do começo das grandes categorias mundiais.

Primeiramente, a Fórmula 1. O GP da Austrália mostrou que as mudanças de regulamento, pelo menos para aquela etapa, surgiram efeito: Sem o controle de tração, vários erros foram vistos. Abandonos, ultrapassagens, erros toscos, saidas de pista: De tudo foi visto no GP australiano. Os grandes destaques foram Lewis Hamilton, Nico Rosberg, Sebastian Bourdais, Rubens Barrichello e a sorte colossal de Kimi Raikkonen (Errou de tudo quanto foi jeito e ainda conseguiu 1 ponto, vindo da desclassificação de Rubens Barrichello). A grande decepção foi, disparada, a Ferrari: Nada deu certo para a equipe. Kimi Raikkonen cometeu erros incomuns para ele, Felipe Massa errou e quando parecia que ia melhorar, o motor quebrou. Aliás, os outros 4 carros com motores Ferrari também não completaram a prova (Nota: Apenas 2 abandonaram por problemas relacionados ao motor).


A largada em Melbourne

Pena que no GP seguinte a Fórmula 1 viu mais um GP modorrento na Malásia, o que está praticamente virando tradição. De emocionante, apenas a largada, a linha de 3 entre Heidfeld, Alonso e Coulthard e só.

O mais marcante do começo de temporada foi o péssimo inicio dos pilotos brasileiros: Massa não conseguiu completar nenhuma prova mostrando que ainda não se adaptou a andar sem o controle de tração. Nelson Ângelo Piquet praticamente não foi visto em Melbourne, sendo que em Sepang conseguiu andar mais próximo dos tempos de Alonso, mas tendo problemas com o R28. E Rubens Barrichello viu em Melbourne como é ter a corrida jogada fora por causa de uma idiotice do regulamento: Em Melbourne, estava bem próximo de quebrar seu jejum de pontos (A última vez que Barrichello acabou entre os 8 foi no GP Brasil de 2006) e pela regra de que os boxes sempre devem ser fechados com a entrada do Safety Car, viu sua corrida indo para o lixo. Essa parte do regulamento precisa ser revista urgentemente porque, em GPs turbulentos como esse, fechar os boxes pode forçar pilotos a abandonarem por pane seca.

Outra categoria importante que começou em março foi a MotoGP, no Qatar, correndo pela 1ª vez a noite. A surpresa no qualifying foi o espanhol Jorge Lorenzo, da Yamaha, que marcou a pole position em sua estréia na categoria principal. Porém, ele largou mal e viu a liderança ser tomada pelo desafeto Daniel Pedrosa. Valentino Rossi tomou a liderança na volta 4 e chegou a imprimir um bom ritmo, porém foi ultrapassado pelo atual Casey Stoner, piloto da Ducati. Depois, o penta campeão da MotoGP foi gradativamente caíndo até acabar em um 5º lugar perdido na última volta para o estreante Andrea Doviziozo. Stoner venceu, seguido de Lorenzo e Pedrosa. Na corrida, ficou evidente que a Michelin conseguiu se aproximar da Bridgestone em termos de perfomance. (Pior para Rossi, que exigiu para si pneus Bridgestone, deixando Lorenzo com Michelin. Era visível que os Bridgestone do italiano perdiam rendimento a cada volta)

Nesse último final de semana, foi disputado o GP da Espanha, no circuito de Jerez. Jorge Lorenzo, apelidado de "Porfuera" por ser excelente na arte de ultrapassar pelo lado de fora, largou de novo da pole position. Porém, de novo na largada perdeu a liderança para o desafeto Daniel Pedrosa, que estava correndo pela 2ª corrida seguida com a mão machucada. Porém, o espanhol de 1,50m parecia estar 100%, pois abriu um ritmo que ninguém conseguiu atingir. Outro destaque da prova foi Valentino Rossi: Largando do 5º lugar, fechou a 1ª volta em 6º lugar, quando começou a ultrapassar todos até alcançar o 2º lugar na 9ª volta. Depois, Rossi não conseguiu se aproximar de Pedrosa e viu-se as voltas com Lorenzo, que chegou a andar mais rápido que Rossi, mas que depois perdeu rendimento. Rossi também protagonizou uma cena inusitada: Na última volta, do nada, ele desacelerou na reta e depois reacelerou, perdendo meio segundo de diferença para Lorenzo. Até agora, não se sabe se Rossi fez isso para provocar Lorenzo ou porque achou que a prova já tinha acabado.

O último destaque positivo do GP da Espanha foi o experientíssimo Loris Capirossi: Na última curva, o piloto da Suzuki se aproveitou da confusão e subiu do 7º para o 4º lugar.

A grande decepção do GP da Espanha foi Casey Stoner: Saiu sozinho da pista na 2ª volta, em uma tentativa frustada de ultrapassagem, e caiu para o último lugar. Depois, Stoner fazia uma corrida de recuperação até errar sozinho na 23ª volta (A prova teve 27 voltas) e se ver preso na 11ª posição. A péssima corrida de Stoner mostrou que a Ducati têm um sério problema: De seus 4 pilotos (2 correm pelo time oficial e 2 por um time-satélite), apenas Stoner consegue andar nas primeiras posições com a moto. Quando Stoner está em um mau dia, as coisas ficam complicadas para as motos italianas. O GP espanhol não foi tão emocionante: A partir da 10ª volta, as disputas ficaram restritas a corrida de recuperação de Stoner, a briga entre as 2 Yamahas e algumas brigas no pelotão intermediário.


O pódio do GP da Espanha: Rossi (2º), Pedrosa (1º) e Lorenzo (3º)

A Fórmula 1 volta a correr esse final de semana no Bahrein e a MotoGP volta dia 13 de abril em Portugal.

Até a próxima.

Um comentário:

Anônimo disse...

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