domingo, 6 de abril de 2008

[Acervo de Colunas] Garageiros, Fim da Linha

Garageiros: Fim da linha
Fórum Tabelando, 26/11/2006 - 21:32

Pois é, chego a minha 1ª coluna no fórum falando de um assunto delicado: O fim dos garageiros na F-1.

Mas afinal, o que é um garageiro? Garageiro é, basicamente, um termo que se aplica a uma equipe que têm o nome de seu dono nela e sobrevive sem o apoio de uma montadora. Desta espécie, só sobrou a Williams, que não está como estava no passado (Para a próxima temporada, correrá com motores Toyota e terá como pilotos titulares Alex Wurz e Nico Rosberg e como test-drivers Narain Kartikeyran e Kazuki Nakajima, filho de Satoru Nakajima).

Mas o que levou os garageiros ao seu fim? Primeiro foi o interesse voraz das montadoras na F-1. Basta ver que quase todas as equipes do grid são montadoras (Renault, Ferrari, Toyota, Honda, BMW, Spyker (Fabricantes de carro de luxo)), têm o forte apoio de uma montadora (McLaren-Mercerdes, Super Aguri-Honda) ou são exceções (Red Bull e Toro Rosso, ambas da Red Bull, marca líder de energéticos). Para não terem de pagar a taxa de inscrição (Falaremos dela mais para frente), eles compram uma equipe garageira. Sir Frank Williams têm conseguido se virar bem: Para o ano que vem, fechou um acordo muito bom de patrocínio com a AT&T.

Outro foi a criação da taxa de inscrição da FIA: US$ 48 milhões. É uma taxa absurdamente alta para uma equipe que queria entrar na F-1. Ela existe desde o caso Lola-97, na qual ela só teve dinheiro para 1 corrida. Muitos dizem que é para conter a entrada de equipes na F-1. Agora, me pergunto: E que mal têm em ter mais carros do que vagas no grid? Que se façam as pré-qualificações de novo. Daria um atrativo a mais para os sábados. Até o ano passado, tinhamos 4 equipes garageiras: Williams, Sauber, Jordan e Minardi. A Sauber foi comprada por uma montadora. A Minardi pela Red Bull. A Jordan por um grupo de investidores russos, que depois a venderam para a Spyker, outra montadora. A F-1 das Brabhams, Lotus, Marchs, Tyrells, Saubers, Minardis, etc. está saíndo e dificilmente voltará.

Nenhum comentário: