domingo, 6 de abril de 2008

[Acervo de Colunas] Kimi, finalmente Kimi

Coluna do Gucesar: Kimi, finalmente Kimi
Fórum Tabelando - 07/11/07 - 17:19

Um pouco atrasada, a coluna do Gucesar chega para comentar sofre o desfecho do mundial de Fórmula 1 2007, a situação de Alonso e dos cockpits para 2008.

Sobre a temporada 2007, Kimi Räikkönen ganhou seu 1º mundial de Fórmula 1 em circunstâncias que chegam a ser cômicas: Diferente de suas outras 2 tentativas (2003 e 2005), Kimi não tinha nenhuma aposta a seu favor. A McLaren chegou ao Brasil com expectativas de poder ganhar o campeonato, porque seriam utilizados os pneus super-macios. Para lembrete: Nas 3 corridas que esse pneu foi utilizado, a McLaren deu um banho na Ferrari: Monaco, Montreal e Hungaroring foram verdadeiros passeios das flechas de prata. Na classificação, a 1ª surpresa: A Ferrari mostrou ter alcançado o patamar da McLaren ao marcar a pole com Felipe Massa. Hamilton iria largar em 2º, fato muito comemorado por Galvão Bueno, dizendo que isso poderia ajudar Massa a ganhar na corrida. Na largada, Hamilton perde posições para Kimi Räikkönen (Na entrada do S do Senna) e Fernando Alonso (Entre a saída do S do Senna e a Curva do Sol). Até aí, Hamilton agiu bem: Andou apenas pensando em não acabar com sua corrida e suas chances de título. Na freada seguinte (Descida do Lago), Hamilton jogou tudo fora: Ao tentar passar Alonso, perdeu o controle de seu McLaren, saiu da pista e voltou em 8º. Hamilton chegou a passar Trulli na freada do S, mas logo depois Hamilton jogou sua corrida fora ao apertar o botão de deixar o carro em ponto morto e, assim, voltar em 18º. Uma sucessão de erros de estratégia da McLaren trataram de matar de vez as poucas chances de Hamilton ser campeão. Lá na frente, Alonso tratava de se manter na pista. Na 2ª sessão de pits, como esperado na situação, Kimi Räikkönen passou Massa e ganhou a corrida e seu 1º título de campeão mundial. Alonso mal conseguia segurar a felicidade ao ver seu mais novo desafeto, Hamilton, e a McLaren perderem um título praticamente ganho.

Passaram-se muitos dias, e a McLaren anunciou oficialmente a recisão de Alonso com a equipe. Sem imposições, Alonso pode escolher aonde correr. Das opções na época, a Williams (Menos provável) já anunciou Rosberg e Kazuki Nakajima para 2008 e a Toyota anunciou que negocia com o atual campeão da GP2, Timo Glock, para 2008. A opção mais provável deve ser a Renault. Nesse caso, Nelson Ângelo Piquet dança: Terá de ficar mais 1 ano na reserva da Renault ou terá de correr em outro time. Heikki também deve dançar caso Alonso vá, pois provavelmente Fisichella será o companheiro de Alonso na Renault.

Sobre os cockpits, Ferrari, BMW Sauber, Williams, Red Bull, Toro Rosso e Honda já definiram seus pilotos para a próxima temporada. A Toyota, se o caso Timo Glock acabar favorável a ela, também terá seu time definido. A Aguri provavelmente renovará com Anthony Davidson para 2008. Restam ainda as vagas na Renault, Force India (Ex-Spyker) e a de 2º piloto na McLaren para 2008. Quando Alonso definir aonde correrá, o ritmo de boatos cessará e os outros cockpits se definirão.

Até a próxima,

Gucesar

Nenhum comentário: