domingo, 6 de abril de 2008

[Acervo de Colunas] Admirável Fórmula 1 Nova

Coluna do Gucesar: Admirável Fórmula 1 Nova
Fórum Tabelando - 01/06/2007 - 13:59

Chegamos mais uma vez a edição mensal da coluna do Gucesar. Dessa vez, sobre os possíveis rumos da Fórmula 1. Vamos a eles:

O GP de Monaco desse ano foi, sem sombra de dúvida, o GP mais chato do ano. A única chance que teriamos de ver alguma ultrapassagem arrojada seria a St. Devote na largada, mas o bom trabalho de escudeiro feito por Hamilton garantiu o 1-2 da McLaren em Monaco. Nada de pilotos arriscando, somente os pilotos ruins demais batendo (Liuzzi e Sutil, o último têm perspectiva de melhora), e 2 pilotos que começaram a enterrar suas covas: Kimi Räikkönen ruma para ser 2º piloto da Ferrari e Ralf Schumacher ruma para um fim de carreira na F-1 breve (O ultra-confiável Bild dá como certa a saída do irmão do Schummy após o GP dos Estados Unidos).

Penso eu que, se a F-1 continuar nesse rumo, teremos mais corridas chatas desse tipo, principalmente pelas idéias malucas e sonhos idiotas de Max Mosley e Bernie Ecclestone: Mais corridas de rua, monomarca em vários pontos importantes dos carros (Como a ECU, que será distribuída em 2008 ou 2009 pela Windows McLaren Eletronic System), e, entrando na parte dos sonhos idiotas, padronização da aerodinâmica, um único fabricante de chassi (Sim, eles falaram isso), irrigação artificial das pistas, controle de estabilidade para os carros e mais outras. A única idéia útil que eles tiveram foi a saída do controle de tração para o ano de 2008. As coisas infelizmente rumam cada vez mais para a Fórmula 1 virar Fórmula Procissão.

No outro GP do mês, na Espanha, vimos um duelo que não se via na F-1 a algum tempo: 2 bons pilotos arriscando tudo em uma largada: Massa e Alonso disputaram a 1ª curva e o espanhol, em seu país, levou a pior. Além disso, houveram vários abandonos (Incomuns para a Catalunha) movimentaram a corrida.



Faltou falar da Indy 500: A corrida em bandeira verde e sem interferências externas, foi boa, com várias ultrapassagens, e os carros o tempo todo em ritmo intenso (Graças ao fim do regulador de consumo de combustível que estava no volante dos carros. Com esse regulador, os pilotos podiam medir quando etanol entrava nos motores). Mas, a medida que a 1ª pancada de chuva se aproximava, houve uma bandeira amarela com Marco Andretti, filho de Michael Andretti (Campeão da IndyCar Series 91 e muito popular por lá) e neto de Mario Andretti (O único campeão de F-1 americano), estava na frente. Os fiscais prolongaram a bandeira amarela até quando deu. Quando deram, o brasileiro Tony Kanaan conseguiu assumir a liderança. Depois da 1ª interrupção, não vi mais nada da corrida. Quem ganhou foi Dario "Narigon" Franchitti.

Espero que gostem. Até a próxima.

Nenhum comentário: