domingo, 6 de abril de 2008

[Acervo de Colunas] Mês dos ressurgimentos

Coluna do Gucesar: Mês dos ressurgimentos
Fórum Tabelando - 01/07/2007 - 16:57

Mais um mês se passa e chegamos no dia 1º do mês. Mês da minha coluna.

No GP do Canadá, vimos uma corrida como a tempos não se via: Batidas violentissimas, ultrapassagens, safety car, erros bobos. Uma corrida incrível e coroou o inglês Lewis Hamilton com sua 1ª vitória. A corrida ficou marcada também pelo grave acidente do polonês Robert Kubica. Não vi culpa de Jarno Trulli no acidente: Foi uma briga normal, Trulli fechou a porta. O que não foi normal foi Kubica ter saído tão forte e acertar em cheio o muro. Graças a célula de sobrevivência do carro, o polonês sobreviveu (Apesar de ter gente que acha que foi graças a João Paulo II, o último papa). No demais, Lewis Hamilton foi perfeito: Uma corrida impecável, nunca sendo afetado pelo safety car. Hamilton estava merecendo sua 1ª vitória e veio em um GP caotico. As surpresas foram os pódios de Nick Heidfeld e Alex Wurz. Heidfeld apesar de estar sendo apontado como a surpresa da temporada não era esperado no 2º lugar e Wurz, bem, sem comentários: O austríaco deu sua resposta nesse GP, fazendo o que Nico Rosberg ainda não fez. Acho infundados os boatos que a Globo insiste em falar de que Kovalainen iria para a Williams e Piquet Jr. para o lugar de Kova na Renault. Wurz deve ser o piloto que mais contribui para o desenvolvimento do FW29 e mr. Williams não iria fazer essa besteira.

Depois veio o GP dos Estados Unidos: Hamilton de novo venceu, dessa vez 2 vezes sendo ameaçando por Alonso, mas resistindo a pressão. O inglês foi tão bem que forçou Alonso a fritar várias vezes a roda. E, nesses 2 GPs na América, a McLaren deixou com vantagem a Ferrari para trás: No Canadá, ainda acho que foi por causa dos pneus super-macios, no qual o F2007 e o composto não se acertaram. Nos Estados Unidos, foi pura superiordade do time de Woking. Destaque para a pressão de Kimi nas últimas voltas em cima de Massa, quase o ultrapassando, mostrando que está vivo.

Hoje foi o GP da França. Diferente de sua tradição, o GP de hoje foi bom: Sempre com algo para ficar vendo atentamente, como a corrida de recuperação de Alonso: Traído pela falta de pontos de ultrapassgens, Alonso tentou de tudo quanto foi jeito passar Heidfeld em pontos não utilizados e o mais utilizado. Acabou o passando numa manobra duvidosa, fazendo Heidfeld usar a área de escape. Esse GP marcou o ressurgimento ferrarista: As 2 Ferrari dominaram a corrida de ponta a ponta, vencida por Kimi Räikkönen num momento de sorte: Massa saiu dos pits com retardátarios a frente, Kimi fez uma parada boa e voltou a frente. Uma vitória que marcou o ressurgimento de Kimi como bom piloto.

Em geral, esse mês foi o mês dos ressurgimentos: Ressurgimento da competitivdade da F-1 com os GPs disputados, ressurgimento de Kimi Räikkönen, ressurgimento da Ferrari. Foram muitos ressurgimentos.

Houve também a GP2 em Magny Cours com a largada idiota dos pilotos da iSport: Andreas Zuber largou cantando pneus e tirou ele e Timo Glock, seu companheiro de corrida, da prova. A culpa foi mais de Zuber do que Glock pela largada imprudente. Glock também errou, mas foi o menos culpado. Depois o seríssimo acidente de Ernesto Viso: Ele teve concussão, traumatismo craniano e quebra de um braço. O acidente foi uma fatalidade. Ainda bem que Viso está vivo. Depois a corrida transcorreu bem, apesar dos erros que quase causaram acidentes e o erro de Bruno Senna ao tentar passar Pastor Maldonado.

Até a próxima,

Gucesar

Nenhum comentário: